quinta-feira, 31 de março de 2011

Uma Curiosidade: Comportamento das Abelhas Recolhendo Geoprópolis

Algumas semanas atrás, transferi uma colônia de jandaíra (M subnitida) de uma caixa, que estava caindo aos pedaços (literalmente), para uma caixa nova. Como as paredes sempre se encontram cobertas de depósitos de própolis e geoprópolis, deixo os pedaços da caixa sobre a mesa para que elas recolham pedacinhos de cera e dos diversos tipos de própolis, mas é claro que sempre em uma distância considerável do meu meliponário para que não haja desentendimento entre as abelhas de espécies distintas. É supreendente observar o trabalho de coleta das abelhas.


Abaixo, há uma pequena sequencia de fotos da mesma placa de geoprópolis, clique nas fotos para ampliá-las:


Primeiro: As abelhas africanizadas lotam a placa, nenhuma outra espécie de abelha por perto, parecem afugentadas, até que...

chegam as abelhas mosquito (P. mosquito). Uma só desafia uma africanizada, zumbindo ao redor delas em vôos rasantes. Em segundos, uma só mosquito, como a circulada em vermelho, consegue espantar cinco africanizadas. É, pra elas tamanho não é documento, é vantagem. rsrs

Em segundos a paisagem sobre as placas muda. Chegam as jandaíras (M subnitida), que ao contrário das africanizadas, parecem ser mais íntimas das mosquito, e juntas, elas começam a coletar geoprópolis, saindo dali com as pequenas corbículas todas carregadas, vão zunindo para suas colônias.





Com o passar dos minutos, as mosquitos abandonam as placas, já que carregam uma carga bem menor do que a carga das jandaíras, o que é evidente, a jandaíra é quase cinco vezes maior que a minúscula e atrevida abelha mosquito. Surge a oportunidade perfeita para as africanizadas, que em poucos instantes afugentam grande parte das jandaíras. Mas é claro que a jandaíra, valente como uma cangaçeira, não permite ser expulsa. Sempre ficam ali umas, é a "resistência", metidas com o abdome para cima, fazendo jus ao sangue de nordestinas.

É sempre surpreendente sentar e observar, e nunca é dispendiosos colocar uma pequena fração de seu dia na contemplação desses exemplos de organização que são as abelhas. Muitas as vezes tenho até sensação de que elas possuem uma espécie de raciocínio, de compreensão, muitas vezes elas parecem até muito humanas, hehe. Mas o mais interessante é a bravura das mosquitos, que desafiam um inimigo muito maior e forte, algo como a história bíblica de Davi e Golias, algo que nos falar lembrar sempre que temos força o suficiente para vencer os obstáculos, por maior que sejam.



Afetuosamente,
Raul Rodrigues





Um comentário:

  1. Olá Raul,Bom dia..

    Muito curioso e interessante esta sua reportagem,estou no interior do ceará e tenho percebido a presença dessa minúscula abelha em minhas flores de amor-agarradinho,que faço questão de conservar para a alimentação das amigas sem ferrão,ainda não tenho as abelhinhas e gostaria de saber qual a possibilidade que tens de me enviar um pouquinho da cera de abelha para que eu possa tentar por meio de iscas conseguir capturar,já que tenho a presença delas aqui nas flores.Me digas por quanto fica para me enviares,que te envio o valor,fico desde já agradecida pela atenção,um bom final de semana,forte abraço...

    meu email é:lpsls@ig.com.br

    ResponderExcluir